dicas de leitura

 

Marialva Monteiro, fundadora do Cineduc, preparou uma seleção de livros fundamentais para quem quer saber mais sobre cinema e educação, e comentou cada um deles.

 

 

 

Dos Meios às Mediações

Barbero, Jesus-Martin

Editora UFRJ, Rio de Janeiro, 1997

 

Conheci os textos do Barbero nas entrevistas que deu na revista da FASE. Finalmente chegou seu livro ao Brasil. Ele é fundamental porque fala das mediações, e do receptor latino-americano. Não trata só de comunicação, mas de antropologia, sociologia, política e sociologia.

 

 

Infância, Cinema e Sociedade

Amorim Garcia, Claudia e outros

Coleção Escola de Professores - Ravil, Rio de Janeiro, 1997

 

É um livro interessante porque reúne professores e cineastas. Traz o resumo de um ciclo de debates sobre alguns filmes e questões da infância e adolescência.

 

 

A Imagem

Aumont, Jacques

Ed. Papirus, Campinas, S. Paulo, 1993

 

O livro trata de questões bastante importantes, como a relação do espectador com a imagem, como a imagem representa o mundo real, etc.

 

 

Linguagem Total, uma pedagogia dos meios de comunicação

Gutierrez, Francisco

Summus Editorial, São Paulo, 1978

 

Este é um livro mais antigo, porém fundamental, pois foi Gutierrez quem primeiro entendeu que os métodos tradicionais de ensino não atendiam às formas massificantes e atraentes oferecidas pelos meios de comunicação.

 

 

Os Exercícios do Ver

Barbero, Jesus-Martin e Rey, German

Editora SENAC, São Paulo, 2001

 

Trata da questão audiovisual em relação à televisão. É a análise de um fenômeno social e cultural importante no Brasil feita por dois grandes teóricos da comunicação na América Latina.

 

 

Sintaxe da Linguagem Visual

Dondis, Doris A.

Ed. Martins Fontes – 1999

 

O livro fala que assim como a imprensa trouxe a necessidade de alfabetização, os meios de reprodução visual trazem a necessidade de uma alfabetização visual.

 

 

Pré cinema e Pós Cinemas Hereges

Machado, Arlindo

Papirus Editora, 1997

 

As origens do cinema e do desejo de registrar o movimento.

 

 

Sobre Educação (Diálogos) - vol. 2

Freire, Paulo e Guimarães, Sérgio

Ed. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1984

 

É um livro gostoso de ler porque usa a forma de diálogo. Paulo Freire e Sergio Guimarães discutem assuntos importantes da educação, inclusive o uso dos meios de comunicação na sala de aula.

 

 

Modos de Ver

Berger, John

Livraria Martins Fontes, Ed. Ltda. São Paulo, 1987

 

Gosto muito deste livro. Frase do livro que sempre repito: "A vista chega antes das palavras. A criança olha e vê antes de falar". Não é só cinema, é sobre a percepção visual em geral.

 

 

Novas Tecnologias e Educação

Kawamura, Lili

Ed. Ática, São Paulo, 1990

 

É um livro pequeno (79 páginas), mas resume algumas políticas governamentais de educação diante da industria cultural que na realidade não funcionam.

 

 

Imagem – Cognição, Semiótica, Mídia

Santaella, Lucia e Winfried, Nöth

Ed. Iluminuras, São Paulo, 1997

 

É um livro mais difícil. Mas vale para aprofundar algumas questões.

 

 

A Imagem no Ensino da Arte

Barbosa, Ana Mãe

Ed. Perspectiva – São Paulo, 1994

 

É sempre bom ler o que a Ana Mae escreve. Ela não trata do cinema, mas da arte em geral. Sua metodologia triangular para leitura da obra de arte deve ser conhecida por todos os professores.

 

 

Televisão e Educação / Vídeo e Educação

Ferrés, Joan

Ed. Artes Médicas, Porto Alegre, 1996

 

Dois livros fundamentais. Ferrés escreve de maneira simples e levanta questões válidas. Sugere atividades práticas para quem trabalha com vídeo e televisão na sala de aula.

 

 

Como ver Televisão

Moran, José Manuel

Ed Paulinas, 1991

 

Não é um livro teórico. Traz alguns exercícios práticos que podem ajudar o professor que trabalha com os meios de comunicação.

 

 

Cinema e Educação vol 1 e 2

Azzi, Riolando

Ed Paulinas, 1996

 

É uma orientação para o uso de alguns filmes já disponíveis em vídeo. Tem de tudo: desde filmes bem comerciais como Alien, o oitavo passageiro até filmes mais "cabeça" como Lanternas Vermelhas. Parece que já saiu o 3º volume.

 

 

Tela Total, Mito – Ironias da Era do Virtual e da Imagem

Baudrillard, Jean

Ed. Sulina, Porto Alegre, 1997

 

Coletânea de textos publicados pelo autor em jornal sobre questões importantes ligadas ao mundo moderno e à comunicação de massa.

 

 

Cinema & Educação

Duarte, Rosália

Ed. Autêntica, Belo Horizonte, 2002

 

O livro é voltado para quem trabalha com educação audiovisual. Trata da questão do espectador como sujeito, sua leitura etc. Dá dicas para o uso do filme na sala de aula.

 

 

A Era da Comunicação

Babin, Pierre

Ed. Paulinas, São Paulo, 1989

 

Pierre Babin é um padre que há muito tempo mantém cursos para quem se preocupa com os meios de comunicação e valores humanos.

 

 

Máquina e Imaginário

Machado, Arlindo

Ed. da Universidade de São Paulo (Edusp), São Paulo, 1996

 

Arlindo Machado fala de produção de arte e novas tecnologias. Isto significa uma decadência da arte? Para ele, não. E explica: o problema é a questão da liberdade na sociedade informatizada.

 

 

O Quarto Iconoclasmo e Outros Ensaios Hereges

Machado, Arlindo

Ed. Rios Ambiciosos/Contra Capa, Rio de Janeiro, 2001

 

O livro levanta a questão de que de tempos em tempos retorna o surto do horror às imagens. Continuamos sempre com o privilégio da palavra. Pensar as imagens como um objeto complexo e pouco conhecido e estudado.

 

 

A Escola vai ao Cinema

Castro Teixeira, Inês Assunção e Miguel Lopes, José de Souza (org.)

Ed. Autêntica – Belo Horizonte, 2003

 

São vários autores, cada um tecendo comentários sobre um filme. Alguns filmes discutidos: Bicho de sete cabeças (Brasil), O Jarro (Irã), Filhos do Paraíso (Irã), Central do Brasil (Brasil), Nenhum a menos (China), O Carteiro e o poeta (Itália), Adeus meninos (França) etc.

 

 

Como usar o Cinema na Sala de Aula

Napolitano, Marcos

Editora Contexto – São Paulo, 2003

 

Coloca o cinema como um aprendizado, porém pouco toca nas questões específicas da linguagem cinematográfica. No entanto o livro vale pela quantidade de filmes citados e as informações que fornece sobre cada filme.

 

 

A Prática do Cinema na Favela: para uma compreensão maior da realidade em Comunicação e Classes subalternas

Monteiro, Marialva

Cortez Editora, São Paulo, 1980

 

Relato de uma experiência realizada pela equipe da instituição Cineduc – Cinema e Educação numa favela do Rio de Janeiro, utilizando a linguagem cinematográfica.

 

 

Filme e Subjetividade

Luz, Rogério

Ed. Contracapa - Rio de janeiro, 2002.

 

A experiência estética e a questão do sujeito no mundo moderno. A imagem e o seu papel na constituição do sujeito. A arte como escrita.

 

 

Literatura, Cinema e Televisão

Pellegrini, Tânia e outros

Editora SENAC e Itaú Cultural, São Paulo, 2003

 

 

Literatura e Cinema

Johnson, Randal

T. A. Queiroz, Editor, São Paulo, 1982

 

Livro fundamental para o estudo da adaptação cinematográfica e as relações entre cinema e literatura. O estudo é preferentemente sobre o filme Macunaíma de Joaquim Pedro de Andrade e o livro de Mario de Andrade.

 

 

Linguagem Audiovisual e Educação: um (de)bate papo plausível

Monteiro, José Renato e Paula, Vera de

Revista Cinemais nº 19 - set/out de 1999

 

Em forma de diálogo a Educação e o Audiovisual conversam questões importantes relacionadas ao ensino e a formação do espectador.

 

 

Introdução à Teoria do Cinema

Stam, Robert

Papirus Editora, Campinas, S. Paulo, 2003

 

Oferece uma abrangente teoria do cinema no século XX. Também contextualiza a teoria do cinema no universo das grandes correntes histórico-filosóficas.

 

 

Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política

Benjamim, Walter

Editora Brasiliense, S. Paulo, 1985

 

Ler preferentemente os capítulos: A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica e Pequena História da Fotografia - O primeiro é um dos capítulos mais citados por inúmeros autores e mais utilizado nos cursos de cinema e comunicação. Benjamim via a reprodução das obras de arte através das cópias como um processo de democratização, benéfico ao conhecimento.

 

 

A Máquina de Visão

Virilio, Paul

Ed. José Olympio, Rio de Janeiro, 1994

 

A "máquina de visão" é o nosso olho ou a câmera? É disto que trata o livro. Paul Virilio é muito citado pelos teóricos de nossa era da informática.

 

 

A Imagem – Movimento / A Imagem – Tempo

Deleuze, Gilles

Editora Brasiliense, S. Paulo, 1990

 

Livros fundamentais para o entendimento dos conceitos de espaço e tempo no cinema. Todas as suas idéias são ilustradas com exemplos concretos citados de filmes.

Rua Diógenes Sampaio, 80

Humaitá, Rio de Janeiro - RJ

22261-100

 

Tel: +55 21 2533-4683

Email: cineduc@cineduc.org.br